Daniel Paulista vê crescimento de Luciano Juba no Sport, primeiro sub-20 a ser titular com o técnico

 

Foram 64 minutos em campo. No empate sem gols diante do Petrolina, na última quarta-feira, o lateral-esquerdo Luciano Juba se tornou o primeiro dos promovidos ao profissional do Sport nesta temporada a estrear como titular com o técnico Daniel Paulista.

Substituindo o capitão Sander, lesionado, o prata da casa chamou atenção pelo desempenho em campo. Isso porque, além da atuação no setor defensivo, o jogador ainda acertou duas bolas nas traves da Fera Sertaneja. Para o técnico Daniel Paulista, ele mostrou evolução durante o confronto.

“Ele oscilou um pouco na partida. Teve um primeiro tempo onde ele marcou mais, mas quando foi ao ataque, foi com qualidade. Segundo tempo cresceu muito na partida, teve duas bolas importantes ofensivas, dois chutes. É um atleta jovem, que precisa ser trabalhado com calma e, no momento certo, ir ganhando seu espaço para que possa desenvolver sua carreira.”

Aos 20 anos, Luciano Juba é a única opção de reserva para a lateral esquerda, ocupada por Sander na equipe principal. Posição na qual, vale lembrar, o Sport tenta a contratação de Marcelo Hermes, do Cruzeiro. O confronto com o Petrolina, portanto, foi um momento determinante para a briga por espaço do prata da casa. Mas com uma lesão muscular, ele fica fora do clássico com o Santa Cruz.

Quando estreou como profissional, ainda com o técnico Guto Ferreira, no início deste ano, o lateral-esquerdo não teve chances na escalação considerada principal. Diferentemente de Daniel Paulista, Guto trabalhava com um rodízio no time e Juba costumava entrar em campo na segunda equipe, que jogava o Pernambucano.

Quando atuou pela Copa do Nordeste, na derrota por 2 a 0 para o Náutico, a equipe estava sob o comando de César Lucena, após a demissão de Guto. Para aquela partida, a diretoria chegou a adiantar que o Sport teria jogadores poupados, além de que Sander estava suspenso por ter sido expulso contra o Imperatriz, na rodada anterior. Na época, Juba era opção para a vaga com Vicente (que deixou o clube em fevereiro), e foi escolhido como titular.

Nesta temporada, Daniel Paulista comandou o Rubro-negro em uma vitória, dois empates e uma derrota. Desde então, Adryelson e Luciano Juba foram os atletas formados no clube que atuaram no time titular. O zagueiro, no entanto, está no profissional desde o ano passado, quando jogou a Série B pela equipe principal.